top of page
  • Writer's pictureCRM Motorsport

Corridas frenéticas no arranque da 5ª temporada do Kia GT Cup!


  • Categorias Ceed e Picanto GT tiveram início de temporada espetacular no Estoril Super Racing Series

  • Bonitas batalhas em pista resultaram num fim-de-semana perfeito para a competição promovida pela CRM Motorsport e a Kia Portugal

  • Dobradinhas de Pedro Alves (Ceed GT) e do rookie Manuel Fernandes Jr. (Picanto GT) marcaram a prova inaugural



Cascais, 10 de Abril de 2022 – Com 20 carros e 24 pilotos, dos quais 6 estreantes, presentes na grelha de partida, o Kia GT Cup entrou na 5ª temporada com ambição renovada. E a verdade é que o início da época no Estoril Super Racing Series não desiludiu, depois de duas sessões de treinos cronometrados e duas corridas de cortar a respiração!


Após um sábado chuvoso em que Francisco Carvalho e Pedro Alves dividiram a pole-position entre os Ceed GT, e Manuel Alves garantiu a melhor posição de partida para as duas corridas na classe reservada aos Picanto GT, o epílogo do fim-de-semana chegou com pompa e circunstância no Domingo.





CORRIDA 1

Marcada por uma partida frenética, a primeira corrida trouxe novos protagonistas para a ribalta. Embora pressionado pelos seus adversários, Francisco Carvalho manteve o comando na travagem para a Curva 1, sustendo os ataques de Pedro Pinto e Pedro Alves. Mas a vantagem viria a durar pouco tempo, já que Pinto consumaria a ultrapassagem na volta seguinte. Seguiram-se três passagens pela reta da meta repletas de suspense, com ameaça de troca de posição e defesas impossíveis entre estes três pilotos, até à desistência de Carvalho.





O piloto do carro #3 saiu largo na famosa curva do tanque e não evitou um toque que o arredaria da corrida, episódio igualmente vivido pelo jovem Gonçalo Moura (Picanto GT). A batalha pelo último lugar do pódio ficou assim entregue a Pompeu Simões e ao rookie Vasco Oliveira. Os dois pilotos deram espetáculo em pista, travando uma dura batalha pelo 3º posto, e no final foi Oliveira quem festejou um resultado, nas palavras do próprio, “inesperado e extremamente satisfatório”.


Apesar de ter liderado 6 das 9 voltas da corrida, Pedro Pinto acabou mesmo por ceder a posição a Pedro Alves durante a 7ª passagem pela reta da meta. Ainda assim, o campeão Júnior levou para casa um positivo 2º lugar na estreia ao volante do Kia Ceed GT, enquanto Pedro Alves venceu pela primeira vez nesta categoria (embora tenha triunfado na 2ª edição da Taça Kia, esses resultados não contaram para a classificação do campeonato da temporada transata).





A concluir a tabela classificativa, dois pilotos que também fizeram a transição dos Picanto para os Ceed em 2022, com Manuel Moura Teixeira a superar Luís Lourenço, numa prova em que a evolução ao volante foi patente.


PICANTO GT AO RUBRO

Como é habitual no Troféu monomarca promovido pela CRM Motorsport e a Kia Portugal, a emoção em torno da categoria Ceed estendeu-se aos Picanto. Partindo da pole-position, Manuel Alves fez um bom arranque e manteve o lugar sob forte oposição do estreante Manuel Fernandes Jr. Durante 4 voltas absolutamente extenuantes, os dois pilotos travaram uma fantástica batalha em que André Regueiro se manteve como espectador atento. Mas à 5ª volta da corrida, Fernandes acabou por confirmar o ritmo superior que vinha demonstrando, concretizando a ultrapassagem e segurando o 1º lugar. Terminariam separados por apenas 1,3 segundos, o que diz tudo sobre o equilíbrio entre ambos. Mas a forma limpa como se debateram em pista, sem qualquer toque, apesar das múltiplas trocas de posição, merece tanto ou mais destaque.







No 3º posto, André Regueiro ainda espreitou uma oportunidade para se colar ao grupo da frente, mas mostrou-se satisfeito com os pontos obtidos. Acabou à frente de Samuel Teixeira, que realizou uma boa corrida, e ainda de Rafael Antunes, autor de uma grande recuperação depois de ter caído muitos lugares na 1ª volta. Seguiram-se os estreantes Tiago Vilela e Cláudio Pereira, Filipe Seabra, Nuno Pardalejo, Paulo Gaspar e Vítor Fernandes.





Não evitando um toque com Gonçalo Moura após o despiste deste na curva do tanque, Tiago Madeira acabaria por desistir desta prova e ver comprometida a sua participação no fim-de-semana. Azar para o piloto da MG Competição, que havia garantido o 3º lugar da grelha para a segunda corrida.





CORRIDA 2

Contando, uma vez mais, com animação a rodos entre os pilotos das categorias Ceed e Picanto GT, a derradeira corrida teve em Pedro Alves e Manuel Fernandes Jr. dois duplos vencedores. Entre os Ceed, Pedro Pinto repetiu o pódio obtido na Corrida 1, mas agora na 3ª posição, após um interessante confronto com Francisco Carvalho. Autor de uma grande recuperação a partir do último lugar da grelha (na categoria), o piloto da Guarda (Carvalho) limitou, desta forma, os pontos perdidos horas antes.



Depois do pódio surpresa na Corrida 1, Vasco Oliveira teve agora de se contentar com a 4ª posição. Mas o seu fim-de-semana só pode ser classificado globalmente como muito positivo. Logo atrás, encontramos Miguel Lourenço (rookie ao volante do Ceed GT) e Pompeu Simões, piloto que caiu muitas posições após um desentendimento com Oliveira na curva da orelha. Acumulando quilómetros valiosos para a sua adaptação ao mais potente dos Kia de competição, Manuel Moura Teixeira encerrou a tabela classificativa com um sorriso no rosto.





Já entre os Picanto, nova batalha entre Manuel Alves e Manuel Fernandes Jr. Partindo novamente da pole-position, desta vez o piloto da Veloso Motorsport (Alves) apenas conseguiu segurar o 1º posto durante duas voltas. Mas nunca desistiu, recuperando o comando à 6ª passagem pela reta da meta. No entanto, Manuel Fernandes Jr. sentia-se como peixe na água no carro #18 preparado pela Be Fast Motorsport, assegurando nova ultrapassagem na volta seguinte e um duplo triunfo na estreia no Kia GT Cup. A fechar o pódio, uma vez mais André Regueiro, que fez questão de dar os parabéns aos adversários e enaltecer o trabalho da sua equipa, a G2B Motorsport.





Subindo mais um degrau no seu desenvolvimento, Rafael Antunes despediu-se do Estoril Super Racing Series com um 4º lugar, na frente de Samuel Teixeira — o seu mais direto adversário. Registando um bom andamento, Teixeira terminaria classificado na dianteira de Tiago Vilela, Filipe Seabra, Marcos Ruão, António Veiga, Vítor Fernandes e Adérito Marques. Apesar dos esforços da equipa Auto Paraíso da Foz na recuperação do Picanto GT #24, Gonçalo Moura viria a completar apenas uma volta com o carro nesta segunda corrida.



Após um arranque repleto de competitividade, João Seabra e Tiago Raposo Magalhães acreditam que a segunda ronda da temporada, no traçado citadino de Vila Real, tem tudo para ser ainda mais emocionante:


“É surpreendente como o Kia GT Cup continua a trazer novos nomes para a ribalta do automobilismo após tantos anos de atividade. As categorias Ceed e Picanto GT encontram-se extremamente emotivas e não temos dúvidas de que o talento dos nossos pilotos será colocado à prova no regresso a Vila Real, um traçado desafiante e desconhecido para a maioria, dado que a nossa última visita ocorreu em 2019”, anteveem o Diretor-Geral da Kia Portugal e o CEO da CRM Motorsport sobre o evento que terá lugar no fim-de-semana de 2 e 3 de Julho.





Todas as informações a respeito desta prova podem ser consultadas nas redes sociais (facebook e instagram) do Kia GT Cup (@kiagtcup) e em www.crm-motorsport.com/estoril-super-racing-series





Link transmissão live-streaming:


Resultados:



Calendário Kia GT Cup 2022

08-10 de Abril — Estoril

02-03 de Julho — Vila Real

30-31 de Julho — Portimão

02-04 de Setembro — Caramulo

18-20 de Novembro — Estoril






Sobre o KIA GT CUP

Estreado em 2018, o Kia GT Cup é um Troféu monomarca que integra na mesma grelha dois modelos (Ceed e Picanto GT). Trazendo uma abordagem inovadora e contemporânea do mundo em que vivemos, foi o primeiro Troféu do automobilismo português a pontuar, simultaneamente, a prestação desportiva dos pilotos e a forma e intensidade com que comunicam os seus projetos. Juntou-lhe ainda prémios monetários e apostou num modelo de fim-de-semana com duas sessões de treinos livres, duas sessões de treinos cronometrados de 10 minutos e duas corridas de 20 minutos.


Sobre a CRM MOTORSPORT

Desde 2008 que a CRM Motorsport se dedica à preparação e construção de carros de competição, e à organização e promoção de campeonatos, troféus e eventos associados ao automobilismo. Sob a sua responsabilidade decorrem os troféus monomarca Super Seven by Toyo Tires e Kia GT Cup, os track-days Estoril Experience Day e Estoril Test Day, o fim-de-semana de corridas que celebra a velocidade nacional, o Estoril Racing Festival, e o mais recente Caterham Racing Festival.






295 views0 comments
bottom of page