top of page
  • Writer's pictureCRM Motorsport

Savora Racing vence entre 118 pilotos e 29 equipas na reedição de sucesso dos 500 km do Estoril!

Updated: Dec 16, 2019

Corrida promovida pela CRM Motorsport e o Motor Clube do Estoril foi um êxito em toda a linha, atribuindo vencedores em 7 categorias distintas


Ao volante de um Porsche Cayman GT4, Pedro Marreiros, Paulo Pinheiro e Carlos Alonso levaram a Savora Racing assistida pela Veloso Motorsport ao 1º lugar da geral e da categoria “Mais de 1600 c.c.”


Angariação de mais de 40 novos pilotos, que escolheram os 500 km do Estoril para a sua estreia no automobilismo, motiva a Organização para fazer mais e melhor a 6 de Dezembro de 2020, data já confirmada para a reedição do formato





Cascais, 15 Dezembro 2019 – Um sucesso em todas as vertentes e em que nem a chuva serviu para apaziguar os ânimos dos 118 pilotos que participaram na reedição dos 500 km do Estoril, agora sob a batuta da CRM Motorsport e do Motor Clube do Estoril!


É este o balanço da prova realizada esta tarde no Circuito do Estoril, que decorreu ao longo de 5 horas e com o bonito número de 106 voltas cumpridas em ambiente de festa, depois de proporcionar a mais de 40 pilotos a sua estreia no automobilismo no meio de uma salutar competição entre 29 equipas que não quiseram faltar a este desafio.


Após um início atribulado, motivado pela forte chuva que se abateu sobre o mais emblemático dos circuitos permanentes nacionais, a corrida acabaria por decorrer sem grandes constrangimentos, embora o safety-car tenha entrado por quatro vezes durante a prova.


O pole-sitter Pedro Marreiros, que dividiu a condução do Porshe Cayman GT4 nº 911 da Savora Racing com Paulo Pinheiro e Carlos Alonso, ainda teve um contratempo inesperado depois de sofrer um furo na 1ª volta da corrida. Forçada a dirigir-se às boxes e caindo, com isso, para a cauda do pelotão, a equipa assistida pela Veloso Motorsport precisou, ainda assim, de apenas 23 voltas para recuperar um comando que não mais viria a largar.



Pódio "Mais de 1600 c.c."


PRÉMIO MERECIDO

A dar boa réplica na categoria “Mais de 1600 c.c.”, o Team 888 composto por Francisco Gonçalves, Rui Gonçalves, Pedro Gomes, Gonçalo Gomes e Daniel Moreira terminou em 2º na classe e em 3º da geral, à frente do Renault Clio nº 55 inscrito pela Comval Racing e tripulado por Nuno Magalhães, Nuno Oliveira, João Mestre e Tiago Allen, que fechou o pódio da categoria.





Realizando uma prova fantástica, o Caterham 420R nº 20 preparado pela BCM Sports chegou a ocupar a liderança à geral até ser suplantado pelo carro mais potente da Savora Racing, concluindo a corrida em 2º da geral e 1º da categoria “Seven 420R”.



Pódio "Seven 420R"


Um prémio mais do que merecido para Daniel González-Vallinas, Tiago Sousa e André Matos, triunvirato que superou o quarteto composto por Luís Calheiros Ferreira, Nuno Santos, Diogo Sousa e Luís Filipe Oliveira no outro Caterham 420R em prova e que contou com preparação da CRM Motorsport.


Estas posições viriam, contudo, a ser invertidas, depois de a Direção de Prova ter detetado uma irregularidade com o transponder do carro nº 20, dando assim o triunfo ao Seven nº 8.




Na categoria reservada aos “Kia Picanto GT Cup”, o duo formado por Orlando Batina/Sérgio Azevedo travou durante quase toda a corrida uma grande batalha com o nº 11 da Speedy Motorsport e o nº 18 da Garagem 275.


No final, a equipa nº 16 (Batina/Azevedo) acabaria mesmo por superar o quinteto formado por João Aguiar-Branco, Rafael Lobato, Marco Rodrigues, Fernando Cordeiro e Luís Liberal, seguindo-se outro grupo de ‘cinco magníficos’ liderado por Hugo Marcos, que contou desta feita com a presença dos amigos Gonçalo Marques, Elton Sequeira, António Cristas e Bernardo Bello.



Pódio "Kia Picanto GT Cup"


Na categoria “1600 c.c.”, novo triunfo para a estrutura da Comval Racing, desta feita a bordo do Seven conduzido por Stéphane Picciotto, Álvaro Pinto, Rodrigo Santos e Luís Leal.




Pódio "Entre 1300 e 1600 c.c."


Após uma batalha muito interessante, o carro nº 66 superou o Caterham nº 10 da BCM Sports tripulado por José Kol Almeida, Afonso Almeida, Jorge Miguéis e Ricardo Miguéis.





Embora a 50 minutos do fim da prova o azar tenha escamoteado a excelente prestação conseguida até ao momento pelo Fiat Uno nº 48 da equipa Paulo Patrício, ninguém pode retirar o mérito do Punto nº 40 inscrito por João Sousa e Nélson Silva na categoria “FEUP”.


A dupla cruzou a linha da meta em 1º lugar, seguida pelo Uno nº 47 de Miguel Iglésias, Thomas Hilgers, Márcio Sena e Paulo Dias, e do nº 43 de João Barroso, Pedro Pinto, Simplício Taveira e Filipe Ferreira.



Pódio "FEUP"


SEM MÁCULA

Com um extraordinário desempenho nas primeiras duas horas da corrida, socorrendo-se de um andamento muito certinho, boa estratégia e da chuva que se abateu sobre a pista para camuflar as diferenças de andamento contra carros de categorias mais potentes, o nº 34 de Carlos Barbosa, Mário Silva, Pedro Perino, Carlos Rodrigues e Pedro Serrenho não deu hipóteses na categoria “Até 1000 c.c.”, chegando a rodar em 7º da geral.


O 17º lugar final e 1º da classe da G’s Competizione acaba por ser parco face à prestação demonstrada, com os seus pilotos a realizarem uma prova sem mácula em que superaram o nº 33 da Chronolive Racing, composto por Daniel Marques, Delfim Simões, Flávio Fernandes, Sofia Frazão e Nuno Ricardo Alves, e ainda o nº 32 de José Carvalhosa, Duarte Farinha, Guilherme Dal Maso, Guilherme Afonso e Piero Dal Maso, dando à Smart Bloc uma bonita recompensa pelo sua adaptação ao volante de dois carros ao longo da corrida.



Pódio "Até 1000 c.c."

Já na categoria “Accent”, o nº 51 composto por Fernando Campos Ferreira, José Filipe Nogueira, José Archer e Miguel Cancela de Abreu triunfou numa prova onde o nº 50 de Francisco Calheiros também foi vítima do azar, acabando por terminar na 2ª posição da classe, juntamente com os colegas Duarte Amaral, Martim Franco, Francisco Carvalho e Duarte Franco.


A encerrar os festejos do pódio, destaque para o nº 53 de António Machado, Hermano Sobral, Rui Martins, António Posser Andrade, José Maria Machado e António Rosa.



Pódio "Accent"

Salientando o ambiente único que se viveu nos 500 km do Estoril, Tiago Raposo Magalhães deixou a promessa de que o evento irá regressar com argumentos reforçados em 2020:


“Foi uma prova em que todos foram vencedores e não existiram vencidos. Cinco horas de muita animação, 100 voltas cumpridas, mais de 40 estreantes e um total de 118 pilotos repartidos por 29 equipas em condições do piso muito difíceis.”



Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport, na grelha de partida dos 500 km do Estoril 2019 (NunOrganistA)


“Penso que não podíamos pedir mais para um ano de estreia e para uma prova que acabou por ser lançada sem aviso no final desta temporada. Com a confirmação da 2ª edição by CRM Motorsport e o Motor Clube do Estoril a 6 de Dezembro de 2020, e com o feedback que já recebemos dos pilotos e equipas, tenho a certeza de que regressaremos mais fortes no próximo ano, reforçando o espírito ‘club racing’ que, em 1ª instância, nos levou a reconduzir o formato”.


Um sentimento partilhado por António Lima, presidente do Motor Clube do Estoril, que aproveitou ainda para destacar o comportamento dos pilotos e equipas:


“Apesar da chuva que condicionou a prova, a verdade é que os pilotos tiveram um comportamento quase irrepreensível ao longo das 5 horas de corrida. Destacando o facto de muitos deles serem amadores sem qualquer experiência no automobilismo, penso que é de salutar a forma como encararam este evento e sobretudo o espírito muito positivo que trouxeram à competição”, começa por referir.


“Em nome do Motor Clube do Estoril, quero agradecer a sua colaboração para o sucesso da prova e deixar, desde logo, o convite para que regressem em 2020, trazendo consigo ainda mais familiares e amigos na partilha conjunta de um evento que iremos continuar a enquadrar como uma festa das corridas de automóveis!”, conclui.


Todas as informações a respeito dos 500 km do Estoril, incluindo os resultados da prova, podem ser consultadas no site da CRM Motorsport, através do endereço www.crm-motorsport.com.


Link resultados:

NunOrganistA

895 views0 comments
bottom of page