• CRM Motorsport

Super Seven by Toyo Tires pulveriza recorde de inscritos




  • · 1 centena de Caterhams presentes no Circuito do Estoril para o encerrar da época 2022

  • · Caterham Festival será o palco da consagração dos novos campeões Super Seven by Toyo Tires

  • · Fantástica lista de inscritos volta a juntar plantel nacional com os pilotos britânicos da 7 Race Series e os pilotos gauleses da Caterham Competition.

  • · Filipe Albuquerque de regresso ao Super Seven by Toyo Tires


Cascais, 11 de Novembro 2022 – Com 4 duplas jornadas já completas, o Troféu monomarca de maior longevidade do automobilismo nacional, prepara-se agora para completar a sua 14ª temporada no circuito do Estoril com a maior lista de inscritos de sempre.


A conclusão da 14ª edição do Super Seven by Toyo Tires decorre entre 18 e 20 de Novembro, com 102 carros e 113 pilotos à partida do Caterham Festival — um novo recorde absoluto de equipas nacionais e internacionais, o que comprova “que estamos a concluir o ano com chave de ouro no que toca a número de inscritos e estou certo de que as melhores corridas do planeta serão ainda mais espetaculares não estivéssemos nós perante um plantel de luxo como este”,salienta o seu CEO, Tiago Raposo Magalhães.


Com grelhas lotadas nas classes 420R e 320R, a mais competitiva e emocionante série do desporto motorizado em Portugal apoiada pela Toyo Tires, Fuchs, Auditiv, Apple of Eden, Gupe e GC24, regressa ao circuito do Estoril, que outrora fora a casa do mítico Grande Prémio de Portugal e agora será o palco da coroação dos campeões Super Seven by Toyo Tires 2022.



Espetáculo a dobrar no Caterham Festival com 2 dias repletos de corridas


O Programa Internacional que separa as 3 nações apenas na categoria 420R. Com todas as contas do Super Seven by Toyo Tires a serem fechadas no Sábado. As corridas de Sábado servem também para qualificar todos os Pilotos para as corridas de Domingo, onde nas categorias 420R e 420R Gentleman vão correr com as outras 2 nações em pista. Assim, no Domingo há lugar a 2 corridas finais onde as 3 nações presentes poderão disputar ao milímetro a vitória. Com 1ª corrida de Sábado a definir a ordem de partida da 1ª corrida de domingo e a 2ª corrida a ordem de partida da 2ª corrida de Domingo, sendo a sua qualificação definida pelas voltas mais rápidas das corridas disputadas neste dia, originado assim 4 corridas e grelhas separadas pela quantidade de carros reunidos ultrapassar em larga quantidade o limite de 51 carros permitidos ao mesmo tempo no Circuito do Estoril.




Regressos e Estreias marcados para o Caterham Festival.


52 Caterham divididos por 41 420R e 11 320R responderam à convocatória nacional para aquela que é a maior festa Caterham do Sul da Europa. Entre a maioria das caras conhecidas podemos encontrar uma estreia absoluta e uma estreia na categoria máxima, a 420R. Frederico Duarte respondeu positivamente ao convite de Ivo Prada para dividir e experienciar pela primeira vez a adrenalina de estar ao volante de um Caterham e ainda por cima de um 420R! Também em modo de estreia, mas com mais experiência na competição automóvel, Bruno Knudsen. O piloto que se estreou no início deste ano nos 320R decidiu dar um passo à frente na sua carreira e terminar a época de estreia nos velozes 420R na categoria 420R Gentleman, Knudsen partilhará a sua estreia com Lourenço Raposo Magalhães. Ambas as estreias são apadrinhadas tecnicamente pela CRM Motorsport.

De regresso à competição está José Cautela. O piloto, que esteve uns anos afastado das pistas nacionais, escolheu o Caterham Festival e o Super Seven by Toyo Tires como marco de regresso inserido na estrutura de Pedro Salvador, a Speedy Motorsport.


Quantidade e muita qualidade entre os 420R

Como já está habituado, Filipe Albuquerque (CRM Motorsport) disse que sim para defender as cores nacionais e tal como José Carlos Pires (Speedy Motorsport), J.J Magalhães (Team Nuoorte), Diogo Tavares (CRM Motorsport), Gonçalo Lobo do Vale ( BCM Sports), Lourenço Monteiro (Speedy Motorsport), Alex Areia (Speedy Motorsport), Bernardo Bello (CRM Motorsport) ou Diogo Costa(Team Nuoorte) de tudo farão para fazer tocar “A Portuguesa” lugar mais alto do pódio.

A este leque juntam-se Paulo Macedo (Speedy Motorsport), Tomás Guedes (Speedy Motorsport), Francisco Matos Gil (Gianfranco Motorsports), Luís Lisboa / Luís Maria Lisboa ( Team Nuoorte), Duarte Lisboa (Team Nuoorte), João Pedro Campos Costa ( Gianfranco Motorsport), Luís Calheiros Ferreira ( Speedy Motorsport),Francisco Vilar / Rafael Rajani ( Atomic – Magaltech), António Falcão / Manuel Falcão (Speedy Motorsport), David Saraiva / Sérgio Saraiva ( Speedy Motorsport), António Nunes de Almeida ( BS Motorsport), Nuno Afonso ( Atomic- Magaltech), Nélson Gomes ( Speedy Motorsport), Nuno Pires ( Speedy Motorsport), André Correia (André Vilar Pneus), Ginho Rodrigues / Ricardo Pinto ( Gianfranco Motorsport) e João Aguiar-Branco (Speedy Motorsport) na luta pelas posições cimeiras entre os 420R, tarefa que não será fácil tendo em conta a qualidade do plantel.

Com contas ainda por fechar, a categoria 420R chega ao Estoril pela última vez no ano de 2022, com José Carlos Pires na liderança da classificação. Pires poderá sagrar-se tri-campeão do Super Seven by Toyo Tires,no entanto Gonçalo Lobo do Vale e Bernardo Bello estão também na luta pelo título. Lobo do Vale quer repetir o feito de 2015 e triunfar na categoria mais veloz e Bello a querer festejar o seu segundo título no Super Seven by Toyo Tires, o primeiro nos 420R.


Munidos de carros iguais, mas a discutir a sua própria classificação, os 420R Gentleman prometem intrometer-se nas lutas dos 420R. Depois de um fim de semana de sonho na jornada Extra-Campeonato em Monza, Guilheme dal Maso, que é acompanhado pelo seu pai, Piero dal Maso (CRM Motorspor) chega ao circuito da capital portuguesa com a confiança ao mais alto nível. O jovem piloto terá de fazer frente à dupla Daniel González-Valinas e André Matos (BCM Sports), atuais líderes da classificação entre os Gentleman. No entanto a dupla terá que se preocupar com os seus perseguidores pelo titulo da categoria, Mico Mineiro (CRM Motorsport) e Ricardo Pedrosa (Atomic Magaltech), este aguerrido trio deliciou os adeptos do Super Seven by Toyo Tires ao longo do ano com lutas corrida após corrida. No entanto, esta série já nos provou vezes sem conta que antes do cair da bandeira de xadrez é impossível de prever o vencedor e como tal, José Kol de Almeida (BCM Sports), Paulo Duarte (CRM Motorsport), Fernando Costa (Atomic-Magaltech), a dupla Ivo Prada/Frederico Duarte (CRM Motorsport) e o experiente Daniel Azevedo ( CRM Motorsport) certamente terão uma palavra a dizer.


320R com espaço para brilhar em grelha própria.


A grande novidade para o Caterham Festival é uma grelha dedicada aos Caterham 320R, carros munidos com o motor 1600cc, onde as três nações presentes irão partilhar a pista desde o primeiro minuto. Os pilotos portugueses, ingleses e franceses poderão medir forças durante todo o Festival. A defender as cores da bandeira nacional, Paulo Santos (Formula F) atual líder da classificação dos destemidos 320R portugueses é de perto seguido por Bernardo Gonzalez (CRM Motorsport) e pela dupla Gonçalo Nobre da Veiga/Miguel Ferreira (CRM Motorsport), segundos e terceiros classificados respetivamente, terão a árdua tarefa de erguer a bandeira nacional no lugar mais alto do pódio. Também Zé João Magalhães (Team Nuoorte) que fará equipa com Miguel Silva Ferreira para esta ultima prova do ano terá a companhia de Miguel Couceiro (CRM Motorsport), de António Cristas (CRM Motorsport), Manuel Abreu Lopes (Chave Inglesa), de Tiago Fino (Atomic- Magaltech), Paulo Santos (CRM Motorsport), de Dominic Geary ( CRM Motorsport), Carlos Correia e do experiente mas sempre rápido Frederico Brion Sanches (BS Motorsport) na luta pela conquista das últimas corridas de ano.

A fazer companhia à armada portuguesa pelos louros da vitória na grelha dos 320R estão 9 concorrentes ingleses e 5 pilotos franceses.


Para Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport " “O Caterham Festival é mais uma realização de um sonho bem acordado, que ano após ano continua a surpreender. Hoje reunimos 3 nações e aproximadamente 100 Caterham’s Super Seven a competir, mais um recorde a registar no nosso percurso. E quando digo nosso, não me refiro apenas à CRM motorsport, mas sim a todos os pilotos, equipas, familiares, amigos, parceiros, patrocinadores, que fazem deste Projeto uma Familia impossível de descrever! Obrigado a todos! Vocês são o melhor sonho do planeta!”




Decorrendo ao longo de três dias, o programa desportivo do Caterham Festival contempla duas sessões de treinos privados para cada categoria, duas sessões de treinos cronometrados e duas corridas de qualificação seguidas de mais duas finais que irão decidir as contas dos respetivos campeonatos, num total de 155 minutos de tempo de pista.


As corridas de Sábado e Domingo serão transmitidas via live-streaming no canal de YouTube da CRM Motorsport e nas redes sociais (facebook e instagram) do Super Seven by Toyo Tires (@supersevenbytoyotires). Todas as informações a respeito desta prova podem ser consultadas em www.crm-motorsport.com.


O fim-de-semana desportivo do Caterham Festival integra igualmente as séries promovidas pela Race Ready, Campeonato de Portugal de Velocidade, Historic Endurance, Group 1 Portugal, Troféu Mini e Carreras Los 80’s.







Calendário Super Seven by Toyo Tires 2022

08-10 de Abril — Estoril

14-15 de Maio — Jarama

23-26 de Junho —Spa-Francorchamps*

30-31 de Julho — Portimão

09-10 de Setembro — Barcelona*

29-30 de Outubro — Monza*

18-20 de Novembro — Estoril


*Prova extra-campeonato





Sobre o SUPER SEVEN BY TOYO TIRES

Criado em 2009, o Super Seven by Toyo Tires é reconhecidamente o mais competitivo e emocionante Troféu monomarca do automobilismo nacional, e simultaneamente o de maior longevidade. Assenta em duas versões do icónico Caterham Seven (420R e 320R) e divide-se em três categorias (420R, 420R Gentleman e 320R) que partilham o mesmo espaço e tempo de pista, mas com pontuação autónoma e dedicada. Todos os eventos possuem duas sessões de treinos livres, duas sessões de treinos cronometrados de 15 minutos e três corridas com a duração de 20, 25 ou 30 minutos.


Sobre a CRM MOTORSPORT

Desde 2008 que a CRM Motorsport se dedica à preparação e construção de carros de competição, e à organização e promoção de campeonatos, troféus e eventos associados ao automobilismo. Sob a sua responsabilidade decorrem os troféus monomarca Super Seven by Toyo Tires e Kia GT Cup, os track-days Estoril Experience Day e Estoril Test Day, o fim-de-semana de corridas que celebra a velocidade nacional, o Estoril Racing Festival, e o mais recente Caterham Racing Festival.


366 views0 comments

Recent Posts

See All