top of page
  • Writer's pictureCRM Motorsport

Casa Cheia para a estreia de 2024!



 

 


 O Caterham Motorsport Iberia (ex: Super Seven by Toyo Tires) vai dar início à sua 16ª temporada já no próximo fim de semana nos dias 5, 6 e 7 de Abril e tem como palco o Autódromo Internacional do Algarve.

O troféu monomarca mais antigo da velocidade ibérica, organizado e promovido pela CRM Motorsport, apresenta-se no Sul do país com um plantel de luxo dividido por duas grelhas.

 

Na grelha principal, munida com os modelos de corridas mais potentes da marca britânica, os 420R com um total de 40 pilotos inscritos divididos entre duas categorias: Pro e Gentleman. Quanto à grelha partilhada entre os 340R e os 310R serão 17 carros presentes nesta primeira jornada de 2024.

  



 

 

O entusiasmo da “Dança das Cadeiras”

 

Não é só na Fórmula 1 que existe a “Silly Season”, onde as equipas e os pilotos procuram o melhor lugar possível para obter os melhores resultados. Na passada pausa de Inverno, o Caterham Motorsport Iberia viu grande parte dos seus pilotos mudarem de equipas, desenhando uma autêntica história de filme. O atual campeão em título entre os 420R Pro, Alex Areia, foi o principal protagonista nesta “dança das cadeira” trocando a Speedy Motorsport pela Gianfranco Motorsport. Quem seguiu a sua deixa foram os primos Sérgio e David Saraiva e o carismático Nélson Gomes que acompanharam o vencedor em título na sua mudança. Outra equipa que beneficiou com esta pausa perlongada, foi a ADESS. A equipa sediada no subúrbio de Lisboa acolheu todos os carros da agora extinta Teaam Nuorte. J.J. Magalhães, J.J. Magalhães Jr, Diogo Costa, Paulo Costa e Duarte Lisboa levaram os seus carros para a Adess e farão companhia ao atual campeão dos 340R, Pedro Reis Ferreira que transitou para a classe rainha dos 420R na categoria Gentleman. No que toca aos 340R, Salvador Posser de Andrade também utilizará as cores da Adess trocando assim a CRM Motorsport pela equipa de Vialonga, e será acompanhado pelo consagrado Ricardo Megre.

Mas a ADESS não só ganhou como também “deixou fugir” o seu piloto mais antigo. Nuno Afonso que iria cumprir a sua 4ª temporada com a equipa de Luís Corte-Real, mudou-se para o Norte mais especificamente para a Maia. Nuno Afonso para 2024 irá representar as cores da Speedy Motorsport e terá nada mais nada menos que Pedro Salvador como seu mentor.

José Rodrigues, piloto dos 340R juntou-se à CRM Motorsport com o intuito de lutar pelos lugares cimeiros da categoria.

 

 

 

 



 

 

 

Caras Novas confirmadas para 2024!

 

 

Como tem vindo a ser hábito, todos os anos, a competição da CRM Motorsport acolhe novos pilotos. Algo que não é surpresa dado o nível de competitividade e de espetáculo que são as corridas do agora denominado Caterham Motorsport Iberia.

Comecemos com as caras novas, temos um piloto vindo de Vila Real que não é desconhecido no automobilismo nacional. Falamos claro de Rafael Lobato, o piloto vila-realense junta-se à Speedy Motorsport para o assalto ao título entre os Pro. A equipa de Pedro Salvador apadrinhará também a estreia do jovem Duarte Camelo, piloto que competiu o ano passado no FPAK Junior Team e do jovem oriundo do karting Tomás Teixeira ambos categorizados como Gentleman na grelha dos 420R.

Tiago Loureiro, vencedor dos Legend Cars Iberian Series dá o salto para os 420R Gentleman apoiado pela ZOME Racing Team de Ricardo Rajani, estreando-se na competição ibérica em 2024 entre a categoria 420R Gentleman. Não é só de pilotos nacionais que se tratam as estreias, Sergey Orekhov, residente em Barcelona não resistiu ao encanto das corridas do Caterham Motorsport Iberia quando viu nas suas redes sociais e após um teste no ano de 2023 resolveu apostar na competição ibérica, será apoiado pela CRM Motorsport na luta pelo pódio entre os 420R Gentleman. Caras conhecidas das competições organizadas pela CRM Motorsport são Manuel Moura Teixeira e o seu filho Samuel Teixeira. A dupla que cumpriu, os 6 anos de Kia GT Cup / Carbon Neutral Cup resolveu adquirir um Caterham 420R e juntar-se a esta grande festa e gladiar pela melhor posição entre os 420R Gentleman, terão o apoio técnico dos Monteiros Competições. A estrear-se na competição, a equipa G2B que com a parceria com o conhecido Mestre Bastos disputará a categoria 420R Gentleman com o jovem piloto J.J. Oliveira que transita do Carbon Neutral Cup para o Caterham Motorsport Iberia. Em mote de regresso às competições e de estreia no Caterham Motorsport Iberia, os irmãos Moura, Gustavo Moura Jr e Gonçalo Moura integram a competição mais antiga da velocidade ibérica.

 

 

 



 

 

Na grelha dos 340R e 310R também recebemos caras novas, Nuno Quintanilha e Nuno Breda que transitam dos Legend Cars para o modelo intermédio da marca britânica o 340R e serão assistidos pela CRM Motorsport à semelhança de Daniel Ferreira que dá o salto do Carbon Neutral Cup após uma série de vitórias na categoria Picanto GT. A fazer companhia a Daniel é seu pai, Pedro Ramos que transita do Ceed GT para o volante de um Caterham 340R. Hugo Antão também é uma cara nova nas competições da CRM Motorsport, o piloto apostou na sua presença a Full Time na competição. Para completar a lista de estreantes entre os 340R, Abílio Justo estará presente no carro com o número 84 e integrante nas fileiras da CRM Motorsport. Miguel Carmo e Ricardo Costa também são caras novas no pelotão dos 340R, ambos os pilotos integram a estrutura castelhana Hirundo Motors para a sua estreia na competição monomarca.

 

 



 

Nos 310R, destaque para a estreia de Mariana Machado. A jovem piloto que foi a primeira Campeã Nacional de Karting e participou no Fpak Júnior Team estará ao volante de um carro com pedigree, falamos do carro vencedor em 2022 o 310R de Paulo Santos da Formula F. Após ter competido de mota, José Luís Teixeira decidiu, e em boa hora, juntar mais duas rodas à sua montada e integrar a competição mais antiga da velocidade ibérica. E com o seu 310R assistido pela CRM Motorsport, dará os seus primeiros passos na competição automóvel, acompanhado pelo seu amigo Luís Seguro.

 

 

 

 

 



 


 

 

Continuidade garantida para a maioria!

 

Já não é novidade para ninguém que o Caterham Motorsport Iberia é a competição predileta de muitos. E prova disso é a manutenção na competição de quase todos pilotos de 2023.

Entre os 420R Pro, Alex Areia (Gianfranco Motorsport) alinhará nas 6 provas de 2024 com o intuito de renovar o título conseguido em 2023. O piloto de Esposende em 2024 envergará o número 1, seguindo as pisadas de José Carlos Pires em 2022.

João Pedro Campos Costa, será companheiro de equipa de Areia. O piloto do Porto que fomentar a sua presença no TOP 10 da categoria e quem sabe lutar pelos lugares do pódio. Os primos Saraiva, David e Sérgio, em 2023 foram presença assídua na disputa dos pódios e para 2024 com a ajuda da Gianfranco Motorsport querem obter a tão desejada vitória que lhes tem escapado. A completar a quadra de ataque da Gianfranco Motorsport entre os Pro, Nélson Gomes. O piloto e CEO da Apple of Eden quer melhorar os seus resultados de 2023 e para isso conta com a ajuda da equipa sediada na Maia.

Diogo Tavares confirmou mais uma presença na competição mais antiga da península ibérica. O piloto da CRM Motorsport que em 2023 logrou de inúmeras subidas ao pódio regressa para 2024 com o intuito de lutar pelas vitórias uma vez mais. Guilherme dal Maso, o piloto de Lisboa que no ano passado era Gentleman, mas que foi presença constante no 10 primeiros classificados durante o ano e que conseguiu como melhor resultado um terceiro lugar na classificação geral em Valência, é um dos candidatos à disputa dos lugares cimeiros. Vencedor em 2023 da categoria Gentleman, Bruno Knudsen é em 2024 promovido à categoria Pro. O piloto português a viver em Macau será peça fulcral no trio de ataque ao título pela equipa de Cascais, CRM Motorsport. A completar os “PRO” da CRM Motorsport, Luís Filipe Oliveira regressa às grelhas de partida da competição monomarca. O piloto que venceu variadas corridas nos 310R, outrora S1600, e sagrou-se por duas vezes vice-campeão dá o salto para a categoria rainha da competição.

No que toca à Speedy Motorsport, Pentacampeões da competição, os seus pilotos são sempre candidatos aos primeiros lugares. Entre os Pro, Nuno Afonso, António Correia e João Aguiar-Branco são nomes sonantes que têm o seu regresso confirmado a tempo inteiro para 2024.

Cara conhecida da competição e que aposta em mais um ano na procura do título, J.J. Magalhães. O experiente piloto do Porto, que em 2023 conseguiu várias vitórias terá como companheiro na sua nova equipa ADESS, Diogo Costa. Os dois serão a esperança da ADESS para a conquista da categoria PRO.

André Correia regressa para mais um competitivo ano no Caterham Motorsport Iberia, de destacar que Correia presta a sua própria assistência duplicando assim o desafio fim de semana após fim de semana. A concluir a lista de regressados para 2024, Francisco Villar que será a aposta única da ZOME Racing Team entre os Pro e António Nunes de Almeida, que com a assistência da BS Motorsport tenciona conquistar os melhores resultados possíveis.

 


 



 

No que toca aos Gentleman, o binómio Jorge Setas e Gianfranco Motorsport regressa para 2024. Mas Setas não é a única arma da equipa de Ginho Rodrigues na categoria. Jorge Silva, protagonista da categoria em 2023 regressa com o objetivo de transformar os pódios conseguidos em 2023 em vitórias.

Se nos Pro a ZOME Racing Team só tem um único representante, na categoria Gentleman a história é outra. A equipa sediada em Palmela, apresenta um duo de pilotos que regressam para a conquista do título. Falamos claro do regressado Ivo Prada e de Ricardo Pedrosa. Pedrosa que sabe o que é vencer na categoria pois fê-lo em 2022 variadas vezes. Na ADESS, a categoria mais dominante é sem dúvida a 420R Gentleman, com Duarte Lisboa, segundo classificado da categoria em 2023, Paulo Costa, J.J. Magalhães Jr, que apesar de se estrear nos 420R este ano já é cara conhecida desta família Caterham Motorsport Iberia e por fim o vencedor de 2023 dos 340R, Pedro Reis Ferreira.

Daniel Azevedo também confirmou o seu regresso em 2024, mantendo-se na Speedy Motorsport. O piloto de Vila Real será o único regresso da Speedy Motorsport na categoria, sendo que os outros 2 pilotos da equipa são estreantes.

Mico Mineiro, vencedor de 2022 da categoria, marca o seu regresso aos Gentleman após uma época entre os Pro. O piloto da Serra da Estrela terá a companhia de Gonçalo Nobre da Veiga na Box da equipa de Cascais e a concorrência dentro de pista do piloto apoiado pela Speisse. A equipa de Zé Maria Monteiro, a BCM Sports será representada para esta primeira prova do ano, pelo já conhecido José Kol de Almeida que enverga o nº 12.

 

Na grelha dos 340R e 310R, José Rodrigues regressa ao ativo após um excelente ano de estreia. O piloto do Porto regressa ao volante do Caterham 340R e como seu companheiro de equipa, Rodrigues terá Miguel Ferreira, Vice-Campeão da categoria em 2023, Kevin Embourg, terceiro classificado em 2023. O jovem Rodrigues não terá a vida facilitada. Rafael Antunes também está de regresso. O piloto brasileiro da Fórmula F estará sem o seu habitual companheiro de Box Alex Nabuco que estará ausente da primeira jornada. Bernardo Bello, cara conhecida dos 420R e campeão da S1600 em 2020 regressa ao ativo após 6 meses de ausência, mas não no seu habitual 420R da Hirundo Motors mas sim num novíssimo 340R assistido pela estrutura madrilena. Já os irmãos Aguiar de Matos abrem 2024 com uma novidade. Após um 2023 de estreia onde Guilherme e Gonçalo partilharam o volante, para 2024 os pilotos assistidos pela Speedy Motorsport alinharão cada um com o seu Caterham 340R.

No que toca aos 310R, Luís Seguro regressa após um ano de interregno, o piloto da CRM Motorsport alinhará com um modelo 310R munido de motor Ford que é a principal mudança para o piloto sendo que a última vez que correu tripulava um 310R de motorização Rover.

 

 

 

 

 



 


 

Destaque para o regresso dos pilotos ingleses da McMillan Motorsport. A estrutura inglesa liderada por Andrew McMillan viaja até Portimão com um total de 8 Caterhams (7 420R e 1 310R). James Hall será o único 310R britânico ao passo que Mark Stansfield, Tom Overton, Gary Tootell, Ian Dyble, Martin Amison e Phill Jenkins juntam-se à grelha dos 420R, todos eles inseridos na categoria Pro.

 

 

Fórmula de sucesso, permanece inalterada

 

Com o sucesso que foi 2023, a organização do Caterham Motorsport Iberia decidiu manter a programação do fim de semana desportivo. Onde os pilotos terão como programa oficial com 1 sessão de qualificação de 15 minutos e 3 corridas de 20 para disputar ao longo do fim de semana.  Particularidade para a inversão dos 10 primeiros classificados da primeira corrida para a grelha de partida da segunda corrida e a inversão dos 10 primeiros classificados da segunda corrida para compor a grelha da corrida final.

A competição monomarca para 2024 conta com o apoio de marcas de renome como Toyo Tires, Auditiv, Mobil 1, Gupe, Lynxport/ Snap-On, Apple of Eden, MD Express Charm Nature e claro da Caterham, fundamentais no fortalecimento deste projeto.

Com a promessa de oferecer as melhores corridas do planeta, a Caterham Motorsport Iberia convida a comparecerem no Autódromo Internacional do Algarve e testemunharem um espetáculo único.

 

 

 

Para Tiago Raposo Magalhães “2024 começa da melhor forma, com casa cheia! Iniciamos o ano com o mas sim o maior arranque de sempre da família Caterham na Península Ibérica e num palco de luxo como o Autódromo Internacional do Algarve.

A grelha dos 420R, com 40 participantes é sem dúvida o ponto alto do evento, mas tenho de destacar o crescimento da grelha dos 340R que para esta corrida teve um aumento de cerca de 70% face a 2023 e estimamos que até ao fim deste ano dupliquemos o melhor número conseguido em 2023. Estou confiante que 2024 será o melhor ano de sempre da competição e mal posso esperar para assistir novamente às melhores corridas do planeta!” 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lista de Inscritos 420R:

 

#

Piloto 1

Piloto 2

Categoria

Equipa

1

Alex Areia

 

420R Pro

Gianfranco Motorsport

2

Jorge Setas

 

420R Gent

Gianfranco Motorsport

3

Duarte Camelo

 

420R Gent

Speedy Motorsport

4

Rafael Lobato

 

420R Pro

Speedy Motorsport

7

Diogo Tavares

 

420R Pro

CRM Motorsport

10

João Pedro Campos Costa

 

420R Pro

Gianfranco Motorsport

11

Gualter Teixeira/Tomás Teixeira

 

420R Gent

Speedy Motorsport

12

José Kol Almeida

 

420R Gent

BCM Sports

14

Bruno Knudsen

 

420R Pro

CRM Motorsport

19

Duarte Lisboa

 

420R Gent

ADESS

23

Diogo Costa

 

420R Pro

ADESS

24

Luís Filipe Oliveira

 

420R Pro

CRM Motorsport

25

Tiago Loureiro

 

420R Gent

ZOME Racing Team

26

Francisco Villar

 

420R Pro

ZOME Racing Team

27

Ivo Prada

 

420R Gent

ZOME Racing Team

29

Paulo Costa

 

420R Gent

ADESS

33

Sérgio Saraiva

David Saraiva

420R Pro

Gianfranco Motorsport

34

Daniel Azevedo

 

420R Gent

Speedy Motorsport

36

António Nunes de Almeida

 

420R Pro

BS Motorsport

38

Ricardo Pedrosa

 

420R Gent

ZOME Racing Team

42

Gustavo Moura Jr

Gonçalo Moura

420R Gent

CRM Motorsport

44

Nuno Afonso

 

420R Pro

Speedy Motorsport

46

Nélson Gomes

 

420R Pro

Gianfranco Motorsport

47

Guilherme Dal Maso

 

420R Pro

CRM Motorsport

48

Sergei Orekhov

 

420R Gent

CRM Motorsport

52

António Correia

 

420R Pro

Speedy Motorsport

61

J. J. Magalhães Jr

 

420R Gent

ADESS

62

J. J. Magalhães

 

420R Pro

ADESS

66

J. J. Oliveira

 

420R Gent

G2B

69

André Correia

 

420R Pro

André Vilar Pneus

72

Mico Mineiro

 

420R Gent

CRM Motorsport

77

Gonçalo Nobre da Veiga

 

420R Gent

CRM Motorsport

83

Pedro Reis Ferreira

 

420R Gent

ADESS

88

Jorge Silva

 

420R Gent

Gianfranco Motorsport

92

João Aguiar Branco

 

420R Pro

Speedy Motorsport

99

Manuel Moura Teixeira

Samuel Teixeira

420R Gent

Monteiros Competições

119

Mark Stansfield

 

420R Pro

McMillan Motorsport

137

Tom Overton

 

420R Pro

McMillan Motorsport

164

Gary Tootell

 

420R Pro

McMillan Motorsport

168

Ian Dyble

 

420R Pro

McMillan Motorsport

172

Martin Amison

 

420R Pro

McMillan Motorsport

188

Phil Jenkins

 

420R Pro

McMillan Motorsport

 

 

 

 

 

 

Lista de Inscritos 340R / 310R :

 

#

Piloto 1

Piloto 2

Categoria

Equipa

5

José Rodrigues


340R

CRM Motorsport

7

Miguel Ferreira


340R

CRM Motorsport

12

Gonçalo Aguiar de Matos


340R

Speedy Motorsport

23

Nuno Quintanilha

Nuno Breda

340R

CRM Motorsport

24

José Luís Teixeira


310R

CRM Motorsport

25

Daniel Ferreira


340R

CRM Motorsport

27

Mariana Machado


310R

Formula F

32

Rafael Antunes


340R

Formula F

38

Hugo Antão


340R

CRM Motorsport

44

Luís Seguro


310R

CRM Motorsport

46

Ricardo Filipe


340R

CRM Motorsport

52

Pedro Ramos


340R

CRM Motorsport

57

Bernardo Bello

Ricardo Costa

340R

HIRUNDO Motors

65

Kevin Embourg


340R

CRM Motorsport

77

Miguel Carmo

 

340R

Hirundo Motors

84

Abílio Justo


340R

CRM Motorsport

97

Guilherme Aguiar de Matos


340R

Speedy Motorsport

198

James Hall


310R

McMillan Motorsport

 

 

357 views0 comments

Comments


bottom of page